terça-feira, 18 de agosto de 2009

E VIVO TACHO

Têm entrado alguns comentários que, para além das questões pessoais, se referem à situação da instituição no contexto global do país em que vivemos (já agora chamo a atenção par uma visita aos comentários que vão aparecendo, vindos de pessoal da instituição que começa a manifestar-se).
Se algumas responsabilidades podem ser assacadas individualmente há em todo este processo uma co-responsabilização da tutela que não pode nem deve ser ignorada.
A tutela próxima (ARS) e a tutela mais longínqua têm-se envolvido na existência e na vida do Centro, apenas quando há obra para inaugurar ou algum Boy para colocar. Neste particular não há políticos menos culpados que outros, uma vez que o Pavilhão 7 foi inaugurado por um Ministro do PSD, enquanto os outros foram inaugurados por Ministros do PS.
Tirando estas visitas esporádicas nunca ninguém mais se envolveu na vida da instituição. Deste facto resultou uma tomada de posição no terreno (por parte de quem sabemos) que transformou aquela quinta numa coutada privada para Corleones, Damas de Ferro ou Cruellas de Ville.
A ganância de mudar de Comissão Instaladora para Conselho de Administração retirou alguma da flexibilidade que a primeira tinha. A incapacidade actual de transformar o SPA em EPE mantem o constrangimento na admissão dos recursos. Daqui resulta a grande dificuldade deste Centro em fixar recursos qualificados que não funcionem como mercenários.

Qualquer que seja a Administração que venha a substituir a actual, a sua tarefa não será fácil. Está montada uma tal teia que não é fácil de desmontar sem um grande apoio da tutela e sem um grande espírito de missão.

3 comentários:

  1. Texto sucinto e que reflecte a realidade com primor! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem, que não sou o unico(a) a reflectir a realidade evidente... Mas isto ainda é só o inicio, pq ainda esta muito para vir e ser revelado!!!...

    ResponderEliminar
  3. tanta palestra pra um desgraçado k arruinou kom o milhor k este centro tinha,fisioterapia intensiva disso nao fala este blog...so é homem pra umas coisas?admitir erros?isso é so pra kem é nobre esqueci-m, seu bocabulario nao sabe k isso é......biibo fernando martins k so fez asneiras e cortaram.lhe o taxo fikou a arder......

    ResponderEliminar

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Coimbra, Portugal