domingo, 14 de junho de 2009

QUEM BENEFICIA COM ESTES CONCURSOS?

Em 1 de Abril de 2009 foi publicado em Diário da República o aviso de abertura do Concurso Público para a execução das obras de Reabilitação do Bloco C para Unidade de Cuidados Continuados Integrados. O preço de base deste Concurso era de três milhões, vinte e dois mil, quatrocentos e cinquenta e quatro euros e noventa e quatro cêntimos.

Dois meses depois (5 de Junho de 2009) foi publicado novo aviso de abertura de Concurso Público para a execução das obras de Reabilitação do Bloco C para Unidade de Cuidados Continuados Integrados, desta vez com um valor de base inflacionado em 200.000 euros ???

Não estou brincar. Em dois meses o valor de obra subiu 200.000 euros e ainda nem começou. "Sob proposta do Júri do Concurso nomeado para o efeito, .... deliberou ... proceder ao encerramento do Anúncio de procedimento nº 1372/2009.. de 1 de Abril".

Há neste assunto várias questões curiosas e/ou suspeitas:
- Quem seria o Júri?
- Quem fez os cálculos para o primeiro concurso que em dois meses foi inflacionado de 200.000 euros?
- Quem vai favorecer este Concurso e porque razão foi anulado o precedente?
- Este valor está calculado à medida para algum concorrente não admitido no primeiro Concurso?
- Que justificação plausível pode existir para este tipo de procedimentos?

Em hipótese este tipo de comportamento só tem uma de duas explicações: incompetência ou motivos inconfessáveis. Alguém me reponde? Sim, porque depois de terem bloqueado o acesso a este blogue no CMRRC ninguém vai acreditar que o CA não o lê (em segredo??).
Depois de um acto administrativo que não existiu, e de outros actos administrativos desajeitados, esta anulação é a cereja no topo do bolo. A obra foi inflacionada 6% em 2 meses, ainda antes de ser iniciada; como irá acabar daqui a 18 meses?
Mas convém avançar rapidamente e em força, pois se este CA sobreviver a tanta distracção, pode inaugurar esta obra mesmo antes de terminar o mandato. Tanta pressa de por o Concurso na rua para tentar mostrar obra a tempo de se candidatarem a uma recondução??

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Coimbra, Portugal